terça-feira, 12 de maio de 2009

Islam - Parte I

Salam.

Vou começar minha série apresentando um resumo do que é o Islam. Seus pilares e as obrigações de cada muçulmano. O texto apresentado é apenas compilação de um conteúdo mais detalhado. Recomendo que o leitor visite o site Conhecer o Islam para ver o artigo completo.

Desejo a todos um boa leitura.

O Islam em resumo

O Islam (Islamismo, Islão, Islã), a religião dos muçulmanos, a última revelação de Deus (Allah, Alá) para a humanidade através de Seu último mensageiro, o profeta Muhammad. O último elo na corrente das religiões divinas, como Judaísmo e Cristianismo.

A palavra Islam significa, literalmente, paz e cumprimento pacífico entre as pessoas. No sentido religioso significa “submissão” total a Deus. A palavra muçulmano (muslim) significa “submisso” à vontade de Deus, ou seja, aquele que aceita o Islam como religião.

O Islam, prega à paz, o respeito à vida, respeito ao indivíduo, ao estado, à propriedade, à ordem e sobretudo aos direitos e à justiça.

Os pilares da fé islâmica são:

1- Fé em Deus Único; No Islam, Deus é a única divindade, não existe trindade ou alguma associação a Deus.

2- Fé nos anjos; Anjos, portadores da mensagem celestial, mensageiros que servem de intermediários ou de canal de comunicação da mensagem de Deus ao Seu mensageiro humano na terra, ou seja os Profetas.

3- Fé nas Escrituras Sagradas; O Alcorão Sagrado foi revelado ao Profeta Muhammad através do Anjo Gabriel (conhecido como anjo da revelação), sendo o último dos Livros Sagrados. Mas Deus, enviou outros Livros antes do Alcorão, entre eles são Livros de Abraão, o Torá de Moisés, Salmos de Davi e o Evangelho de Jesus (que a Paz esteja com todos eles). Acreditar em todos estes Livros como palavras de Deus, (originalmente, do jeito que foram revelados e sem alterações ) é uma das exigências da crença islâmica.

4- Fé nos Profetas; Um muçulmano acredita em todos os Profetas de Deus sem distinção alguma entre eles. Eles foram seres humanos no sentido material e viveram no mesmo mundo com as mesmas dificuldades/necessidades ou problemas. Mas no sentido espiritual eles foram sempre exemplos, sem nenhum pecado ou maldade. Mas jamais podemos alegar que foram divinos. Divindade pertence ao Deus Único.

5- Fé na Pré-Destinação; Existem Decreto Divino e Livre Arbítrio Humano. Decreto Divino, também chamado de determinação e providência Divina, domina o universo, mas não cancela nosso livre-arbítrio. Uma vez que Deus está além do tempo e espaço e tudo está incluso em Seu Conhecimento, Ele engloba o passado, presente, e o futuro como um ponto unido e indivisível.

6- Fé na Ressurreição e no Dia do Juízo Final (Julgamento): A ressurreição é a vida do ser humano após a sua morte na Terra. Todos nós temos apenas uma vida na Terra, portanto a reencarnação ou várias vidas na Terra não são aceitas no Islam.

As obrigações/orações/práticas no Islam:

O Islam tem determinações e obrigações para os muçulmanos, em todas as partes da vida, tanto na família, quanto na sociedade, no trabalho e em relação com Deus. Além das obrigações morais em geral (não mentir, não roubar, não matar, não caluniar, não prejudicar outros, não ser injusto e etc.) existem obrigações religiosas –orações- (os pilares do Islam, orações obrigatórias no Islam), listadas abaixo:

1- Declaração da Fé; O testemunho engloba a crença islâmica. Pronunciamento de “Achadu en láâ ilahê illá Allah, ve eshedu anné Muhammadan Rassulullah”, significa “testemunho de que não há outra Divindade além de Deus, e testemunho de que Muhammad é Seu Mensageiro”.

2- A oração diária (salat, reza, namaz); A oração é a primeira das adorações instituídas por Deus no Islam. Pela importância, a única que não foi transmitida ao Profeta através do Anjo Gabriel, mas aconteceu diretamente por Deus.

3- Jejum no mês do Ramadan; O jejum é obrigatório para os muçulmanos que atingem a puberdade e que tenham saúde física e mental, no mês do Ramadan, nono mês no calendário islâmico (que é lunar, a quantidade de dias 11 dias a menos do que o o solar, por isso o jejum começa a cada ano 11 dias mais cedo no calendário gregoriano do que no ano anterior).

4- Caridade (Tributo) Obrigatória (Zakat); O Zakat no Islam não é uma recomendação e sim um dever para todos os muçulmanos que possuem uma certa quantidade de riqueza –acima do necessário para uma vida média- (bens, dinheiro guardado, comércio, rebanhos de animais, colheitas de grãos e frutos etc.).

5- Peregrinação; A peregrinação no Islam é o cumprimento de determinados rituais, em determinados locais. No décimo segundo mês no calendário islâmico, obrigatório para, somente, às pessoas que atingem a puberdade, são livres, mentalmente sãs, física e financeiramente capazes de realizar a viagem para cidade de Meca, na Arábia Saudita, pelo menos uma vez na vida.

Espero que o texto ajude ao compreender incialmente o fundamento do Islam. Para mais informações visite o site www.conheceroislam.com.br, lá tem vários artigos e muitas informações sobre o Islam.

Que Deus abençoe o leitor e seus familiares.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário